"Transformando o modo de viver a vida."

O Magnésio, um mineral encontrado na natureza, tem importância fundamental no bom funcionamento do nosso organismo. Ele está envolvido em mais de 300 funções enzimáticas, auxiliando o nosso corpo em vários processos, como produção de energia ATP, processos cardiovasculares, intestinais e na formação óssea e de tecidos.

Alguns estudos dizem que aproximadamente 67% da população mundial possui baixos níveis de magnésio no sangue, mas outros especialistas dizem que este número é na verdade de 95% a 99%. Esta diferença entre as afirmações resulta do fato de os exames de sangue não serem a melhor fonte de estudo para medir o nível de magnésio em nosso corpo. Não vou entrar em detalhes desta questão, porque de qualquer forma, a maioria das pessoas não possui magnésio suficiente em seu organismo e este fato pode levar a consequências desagradáveis.

Pensando nisso, resolvi descrever 10 sintomas causados pela falta de magnésio para analisarmos se estamos com este probleminha que pode se tornar um problemão. Vamos lá?

sedentarismo brasil viver cansaço

1. Cansaço Excessivo

O primeiro sintoma é a falta de energia e disposição. Como já mencionei, o magnésio é super importante na produção de ATP (Adenosina Trifosfato) que funciona como uma bateria de energia. A cada vez que comemos, ATP’s são “recarregados” nos dando energia para as atividades do dia a dia e aquelas vitais do organismo. Este mineral auxilia neste recarregamento, por isso a falta dele nos dá a sensação de que estamos cansados e sem energia.

 

2. Insônia

Que problemão pra muita gente, não é?! E o estresse só piora esta situação… Sabe por que? O cortisol, o hormônio do estresse, aumenta a pressão sangüinea e o batimento cardíaco. Isto acontece por causa da falta de magnésio no corpo, pois ele é um dos grandes responsáveis por controlar esta situação. Esta elevação na pressão e nos batimentos nos impedem de relaxar e dormir bem. Por isso, sem magnésio suficiente, dormir se torna um grande problema.

Veja Também  Atividades Físicas para Idosos

constipação intestino preso

3. Constipação

Os movimentos intestinais diminuem com baixos níveis de magnésio. Por conta disso, você ficará com uma sensação incômoda e terá dificuldades de ir ao banheiro. Se dermos uma olhada nos rótulos de alguns laxantes, percebemos que alguns deles usam magnésio em sua composição. Além disso, o cloreto de magnésio (um suplemento mineral) é conhecido por muitos como um composto com efeitos laxativos.

 

4. Dores de cabeça e enxaqueca

Este é seu problema? Bom, talvez você achou uma razão para ele existir… A deficiência em magnésio causa a diminuição dos níveis de serotonina, a contração dos vasos sangüineos e afeta as funções neurotransmissoras. Tudo isto é relacionado a dores de cabeça, especialmente enxaquecas. Alguns estudos revelam que pelo menos 50% das pessoas que sofrem enxaqueca tem deficiência em magnésio. Próxima vez que for ao medico, pergunte a ele a respeito disso 😉

caimbra caibra espasmos

5. Espasmos e Cãibras

O magnésio é importantíssimo para o relaxamento muscular, a falta dele pode provocar movimentos musculares não intencionais como cãibras e espasmos. Dói, é incômodo e a maioria não sabe porque está sentindo esses sintomas… Talvez esteja ai a resposta!

 

6. Pressão Alta

Estudos clínicos evidenciam que o magnésio é fundamental no controle da pressão sanguínea. O consumo de suplementos e alimentos ricos deste mineral pode ajudar na prevenção contra este problema que atinge tanta gente. Se você sofre com isso, dê a sugestão para o seu médico que receita os seus remédios!

7. Diabetes do Tipo 2

O magnésio auxilia na quebra dos açúcares no sangue, portanto pessoas que consomem alimentos e/ou suplementos ricos neste mineral tem menos risco de desenvolverem a diabetes do tipo 2 – doença gravíssima que tem se tornado muito comum. Existem inclusive alguns estudos que indicam que a cura pode ser alcançada mediante um tratamento específico a base de magnésio.

Veja Também  A Verdadeira Medicina Preventiva - Medicina Nutricional

 

8. Arritmia Cardíaca

A deficiência nos níveis de magnésio em nosso corpo impede que os nossos batimentos cardíacos se mantenham em nível e ritmo normal. Por isso existem muitos médicos que indicam a ingestão de magnésio para pacientes com arritmia e palpitação. Se você tem este sintoma, pergunte ao seu médico a opinião dele.

barulho sensibilidade

9. Sensibilidade ao barulho

A sensibilidade ao barulho é consequência de uma grande reflexão do som no ouvido e uma das causas pode ser a má estabilização do sistema nervoso. O magnésio é um ótimo agente que auxilia nesta estabilização! Por isso, se você tem muita hipersensibilidade auditiva, pergunte ao seu especialista sobre a suplementação e a ingestão de alimentos ricos em magnésio.

 

10. Depressão e Ansiedade

Muitos médicos já sabem disso, mas poucos indicam a ingestão de magnésio para ajudar a tratar este problema. Alguns estudos já provam que algumas fobias são causadas pela deficiência de magnésio no organismo. Um exemplo disso é a Agorafobia, medo de espaços abertos e em meio a multidão.

Aliás, quer uma curiosidade? Você sabe porque pessoas ansiosas querem muito comer chocolates? Chocolates são alimentos ricos em magnésio e estudos comprovam que em meio a uma crise de ansiedade o cérebro detecta que ela está sendo causada pela falta deste mineral. Por meio de um mecanismo, ele avisa você que a ingestão de algum alimento rico deste mineral é necessária. Obviamente, é bem provável que o primeiro alimento que você pensará é o chocolate, pois ele ainda está envolvido com outras sensações de prazer com as quais outros elementos não estão. Por isso, ao ficarem ansiosas a maioria das pessoas tem uma vontade descontrolada de comer chocolates.

Veja Também  Tudo sobre Crossfit

Alexandre, quer dizer que a solução para a falta de magnésio no meu organismo é comer chocolate?? Não, não é! O chocolate tem muitas outras questões envolvidas (altos níveis de açúcar e gorduras), precisa ser evitado e consumido com moderação.

Separei uma lista pequena de alguns alimentos ricos em magnésio que você pode consumir tranquilamente:

  • Espinafre
  • Couve
  • Acelga
  • Coentro
  • Sementes de Abóbora
  • Grãos de Soja
  • Castanha de Caju
  • Amêndoas
  • Feijão Preto
  • Arroz Integral
  • Abacate
  • Figo Seco
  • Banana
  • Salmão

 

Além destes alimentos, você ainda tem a opção de suplementação. Experimente o Cloreto de Magnésio e você perceberá uma grande diferença já nos primeiros dias de consumo.

Cloreto_Magnesio-600-i-min cloreto de magnésio p.a. pa Clique e saiba mais!

 

Gostou? Compartilhe com os seus amigos! Conhecimento é o nosso aliado e merece ser compartilhado com aqueles com quem nos importamos.

Se você quer saber TUDO sobre o Cloreto de Magnésio, Clique Aqui!

Boa semana pra você! 😀

 

alexandre klassen

O post de hoje foi escrito por um dos nossos fundadores, o Alexandre Klassen. Em busca de novos produtos e soluções, o engenheiro químico encontrou na Essencial Mais uma alternativa para melhorar e transformar o modo de viver das pessoas.
“A base de uma vida saudável é uma vida em harmonia, acreditamos na saúde do corpo, da alma e do espírito”