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Já é de conhecimento geral que tomar bastante água é essencial para que o corpo funcione direitinho. De acordo com as diretrizes de cartilhas informativas do Ministério da Saúde, o ideal é que se beba de 2 litros a 2 litros e meio de água por dia.

Na prática, isso quer dizer que é preciso ingerir 200 ml de água a cada hora do dia – mais ou menos um copinho por hora. É claro que, muitas vezes, é difícil manter esse tipo de disciplina tão precisamente, para não dizer impossível. Mas mesmo sem seguir essa orientação de forma regrada, é possível ingerir uma quantidade bacana de água todos os dias e se manter bem hidratado. Confira algumas dicas:

1) Deixe uma garrafinha onde você possa ver

Deixar uma garrafa de água ao alcance das mãos facilita muito a missão de se manter hidratado. Vale deixar um cantil estrategicamente posicionado na mesa do trabalho, dentro da mochila ou ao lado da cabeceira da cama, por exemplo. Essa atitude vai te ajudar a lembrar de tomar água constantemente, e a criar o hábito de ingerir líquidos durante o dia.


2) Não espere a sede chegar!

A sede é um aviso emitido pelo organismo para alertar que o corpo precisa de reposição de líquidos. Ou seja: você só sente sede quando seu corpo já está precisando de mais água para continuar executando determinadas funções adequadamente. Por isso, para ficar bem hidratado, é importante beber água antes de a sede chegar. Não precisa ser em quantidades muito grandes; beber pequenos goles ao longo do dia já é o suficiente.

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3) Frutas, verduras e legumes também são fontes de água

Acha muito difícil criar o hábito de ficar bebendo água o dia todo? Pois saiba que sua alimentação também tem um impacto significativo no nível de hidratação do seu corpo. Existem diversos alimentos com altos índices do líquido em suas composições que podem fazer toda a diferença na sua saúde. Alguns deles são:
• Pepino – 97% de água ;
• Alface – 96% de água;
• Tomate – 94% de água;
• Melancia – 92% de água;
• Morango – 91% de água;
• Brócolis – 90,7% de água;
• Melão – 90% de água.

É claro que ingerir esses alimentos sólidos esporadicamente não substitui a ingestão de água no dia a dia, porém, contribui muito para manter sua hidratação!

 

água
4) Álcool é a contramão da hidratação

Quando estiver com sede, não adianta beber aquela cervejinha e pensar que está se hidratando, o que está acontecendo é justamente o contrário. O álcool é uma substância diurética que não oferece praticamente nada de água, além de aumentar consideravelmente a vontade de urinar.

Ou seja: apesar de liquidas, bebidas alcoólicas não têm o poder de hidratar, e ainda fazem com que você elimine a água presente no seu organismo. Por isso, quando estiver curtindo uma festa ou happy hour, é muito importante reservar alguns intervalos durante a noite para beber uma garrafinha de água. Além de hidratar, essa medida também previne a ressaca no dia seguinte.

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Como beber mais água e ficar hidratado?
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Beber a quantidade de água necessária para manter todas as funções do corpo em perfeito funcionamento pode ser um desafio para muita gente! Se esse é o seu caso, confira algumas dicas para não deixar de se hidratar de forma correta e necessária.
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