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A ansiedade é um mal que afeta todos nós de vez em quando. Isso porque, em meio a tantas responsabilidades, compromissos e situações complicadas que passamos na vida, é normal às vezes experimentarmos esse sentimento. Nesses dias, uma boa opção é tomar um chá para ansiedade.A ansiedade é um mal que afeta todos nós de vez em quando. Isso porque, em meio a tantas responsabilidades, compromissos e situações complicadas que passamos na vida, é normal às vezes experimentarmos esse sentimento. Nesses dias, uma boa opção é tomar um chá para ansiedade.
Trata-se de uma sensação ou sentimento que antecede um momento de perigo real ou imaginário e causa sensações corporais desagradáveis, como insônia, inquietação, sensação de aperto no peito e vazio no estômago, medo intenso, transpiração, coração acelerado, entre outros. Ou seja, seus sintomas podem prejudicar bastante a vida de uma pessoa, causando, inclusive, compulsão alimentar e dificuldade para emagrecer.
Os chás têm propriedades que ajudam a tratar diversos problemas relacionados à saúde, por isso, se você passa por momentos de ansiedade, é uma boa experimentar um chá natural para tratar o problema.

Ansiedade e alimentação

Muitas vezes a ansiedade e seus sintomas acabam afetando os nossos hábitos alimentares. Quem é que nunca se recompensou com uma comida gostosa depois de um dia estressante ou quando estava ansioso com algo?

É que a comida gera uma sensação momentânea de prazer, que nos dá uma falsa e breve sensação de bem-estar em meio a uma crise de ansiedade. Mas como isso é passageiro, precisamos comer mais daquele doce ou alimento para manter o bem-estar ilusório e deixar os problemas de lado temporariamente.

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Assim, comer compulsivamente quando estamos tristes, ansiosos ou nervosos acaba se tornando um hábito e dificultando a vida de quem quer emagrecer, comer bem e viver de forma mais saudável. Os chás para ansiedade são uma aposta natural e eficaz para quem tem sintomas leves e quer se equilibrar para ter mais qualidade de vida e bem-estar.

 

Benefícios do chá para ansiedade

O chá para ansiedade traz vários benefícios para quem os toma:

• Acalma;
• Ajuda a relaxar;
• Ajuda a dormir;
• É natural;
• É barato;
• Fácil de fazer;
• Tem poucas contraindicações;
• Ajuda a segurar a compulsão alimentar.

As crises de ansiedade podem ser casuais ou frequentes e em casos mais graves é indicado procurar ajuda médica. Mas para quem está experimentando os primeiros sintomas ou sintomas leves, o chá para ansiedade é uma ótima aposta! Se você quer emagrecer, associe o consumo do chá ao acompanhamento com um nutricionista e à prática de atividades físicas.

 

Como fazer um chá para ansiedade

Se você for fazer um chá para ansiedade, pode escolher entre algumas opções de chá calmantes:

1. Camomila

Ótimo para ajudar a dormir e aliviar o estresse, esse chá acalma e tranquiliza a mente e o corpo, por isso é indicado para tratar a ansiedade.

Modo de preparo e consumo: seu preparo é simples, ferva uma xícara de água e coloque uma colher de folha da planta. Deixe em infusão por 3 minutos, depois é só servir coado. Essa opção também é facilmente encontrada no mercado em saquinhos, basta usar um para cada xícara. Nos dois casos você pode adoçar a bebida com mel, se achar necessário.

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Contraindicações: não existem contraindicações para esse chá, deve ser evitado apenas por gestantes ou pessoas com trombose.

chás lavanda ansiedade

2. Chá de lavanda

Também conhecida como alfazema, esse chá para ansiedade tem efeito calmante e também ajuda a dormir.

Modo de preparo e consumo: para fazer é só ferver 1 litro de água e acrescentar 2 colheres de chá de folhas frescas da planta. Aí basta deixar tampado por cerca de 10 minutos, coar e beber. Você pode tomar de 3 a 4 xícaras por dia, mas quem fica sonolento com mais facilidade deve tomar menos, apenas 2 ou 3 xícaras.

Contraindicações: não é indicado para quem tem úlcera.

 

3. Chá de erva cidreira

Chamado também de melissa, o chá para ansiedade de erva cidreira é ótimo para crises de ansiedade e nervosismo, além de acalmar o corpo e a mente antes de dormir.

Modo de preparo e consumo: é bastante fácil fazer esse chá, basta ferver uma xícara de água, colocar uma colher de sopa de folha de erva cidreira, deixar em infusão, coar e servir. É indicado tomar até 3 xícaras por dia da bebida.

Contraindicações: não há contraindicações, mas pode causar sonolência e baixar a pressão.

chás ansiedade

4. Chá de valeriana

Muito conhecida por combater a insônia, ela melhora o sono e faz dormir mais rápido. Suas propriedades relaxantes e calmantes ainda ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Modo de preparo e consumo: o preparo é simples, ferva uma xícara de água, desligue e adicione uma colher de chá da raiz de valeriana picada. Tampe e deixe abafado durante cerca de 5 minutos. Então é só coar e beber, sem ultrapassar o limite de 3 xícaras por dia.

Contraindicações: não é indicado para quem tem sensibilidade ou alergia ao extrato da planta nem para grávidas. Se bebida em excesso, pode resultar em comportamento agitado e até mesmo delírio, por isso, respeite o consumo indicado.

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5. Chá de passiflora

Essa flor de uma espécie do maracujá trata a ansiedade, sintomas da depressão, TPM, nervosismo e irritação. Tem um efeito sedativo leve que funciona como calmante e ajuda ainda a dormir melhor, além de beneficiar também a concentração.

Modo de preparo e consumo: coloque 3 colheres de chá das folhas secas do maracujá em 200ml de água fervida. Tampe a mistura e abafe por 10 minutos. Depois é só coar e tomar até 3 xícaras por dia, uma xícara de cada vez. Para quem tem insônia, o indicado é tomar uma xícara duas horas antes de dormir.

Contraindicações: gestantes e idosos podem tomar o chá de passiflora seguindo orientações médicas, mas a bebida não é indicada para pessoas com pressão baixa ou que já usem medicação que causa sonolência, pois o efeito pode ser potencializado. Nesses casos, procure um médico antes de consumir esse chá natural.

 

Viu como é fácil preparar esses chás deliciosos que ajudam a acalmar e a segurar a tentação de descontar problemas emocionais na comida? Agora é só escolher e preparar o seu chá para ansiedade e aproveitar os benefícios! E lembre-se sempre de respeitar as indicações de consumo!

 

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5 Chás que Ajudam a Diminuir a Ansiedade
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5 Chás que Ajudam a Diminuir a Ansiedade
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A ansiedade tira o seu sono e te faz atacar a geladeira? Alguns chás têm efeito calmante e são bastante eficazes para diminuir os sintomas desse mal. Veja na matéria abaixo!
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