"Transformando o modo de viver a vida."

Você sabia que existem chás capazes de melhorar a sua saúde e ajudar a curar doenças? Quando nossas avós diziam “toma um chá que logo você melhora”, elas tinham razão. Chás podem ser um remédio natural para diversas doenças e ainda ajudam na prevenção de muitas outras. Diversos estudos comprovam a eficácia dos chás no tratamento e na cura de enfermidades.

Veja a seguir alguns dos chás mais conhecidos e seus benefícios. Aproveite para aprender como fazer cada um deles!

chá chás camomila

Chá de Camomila

Para que serve: Esse remédio natural é rico em cumarina e flavonoides, que têm ação calmante, antiespasmódica e estimulam a cicatrização. A Camomila tem outros efeitos positivos na saúde como um todo, já que ajuda a tratar resfriados, sinusite, irritações na pele, cólicas menstruais e inflamações nasais. Fortalece o sistema imunológico, melhora o sono e pode ajudar no tratamento de diarreia. Tome de 3 a 4 xícaras por dia.

Contraindicações: Não é indicado para pessoas que tomam medicação para trombose já que aumenta o risco de hemorragia. Pode causar danos ao feto e até aborto, portanto gestantes não devem tomar esse chá.

Como fazer: Ferva a água e coloque as flores secas de Camomila em infusão durante 3 minutos. Depois é só coar e tomar. Para cada xícara de água, use de 2 a 3 colheres de chá das flores secas. Para melhorar o sabor, você pode acrescentar um pouco de mel ou limão.

 chá chás boldo

Chá de Boldo

Para que serve: O boldo ajuda no funcionamento do fígado e na digestão de gorduras. Ele tem um efeito calmante na flora intestinal, que resulta no alívio de sintomas como vômitos, cólicas abdominais, mal-estar estomacal e intestinal. Ajuda ainda a reduzir os gases e a azia, diminuindo o inchaço, tem efeito calmante e age como antioxidante. Para completar, o chá de boldo diminui os efeitos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Tome até 3 xícaras por dia, preferencialmente depois das refeições.

Veja Também  O 'Milagre dos Andes'

Contraindicações: Não deve ser ingerido em excesso, pois pode causar diarreia, vômito e problemas no sistema nervoso. É contraindicado para pessoas com obstrução na vesícula biliar. Grávidas não devem tomar esse chá, pois há risco de malformação no feto e até aborto.

Como fazer: Ferva uma xícara de chá de água, acrescente 1 colher de chá de folhas picadas de boldo, deixe descansar por 10 minutos e coe. Aí é só beber. Você pode adoçar com mel ou acrescentar gengibre ou limão. Não ferva o boldo: ele pode amargar, e não coloque açúcar, pois ele irá fermentar e atrapalhar a digestão.

chá chás capim cidreira

Chá de Capim Cidreira

Para que serve: Também conhecida como Capim Santo ou Capim-Limão, essa erva medicinal pode ter efeito calmante e diurético (reduz a retenção de líquidos), controlar os gases gastrointestinais e ter ação analgésica devido ao óleo essencial presente em sua composição. O chá ajuda ainda a combater as cólicas e ajuda na digestão. Outros efeitos do Capim Cidreira incluem o alívio de dores de cabeça, sensação de bem-estar e melhora na qualidade do sono.

O melhor é não ingerir mais do que 3 xícaras por dia.

Contraindicações: Esse remédio natural não é indicado para pessoas que estejam usando medicamentos sedativos, já que podem potencializar seu efeito.

Como fazer: Ferva uma xícara de água, coloque uma colher de chá de folhas do Capim Cidreira, tampe e deixe em infusão durante 15 minutos. Coe e beba. Se preferir, pode adoçar o chá com mel.

 

chá chás hibisco

Chá de Hibisco

Para que serve: O hibisco é mais conhecido por ajudar a emagrecer, já que estimula a queima de gordura e acelera o metabolismo, mas seus efeitos vão além das medidas. Ele reduz o nível de triglicérides, colesterol e glicose no sangue, evitando também o aparecimento de diabetes do tipo 2. Também tem propriedades diurética, laxante e calmante. O hibisco ainda combate a retenção de água, baixa a pressão e ajuda no processamento de gordura e carboidratos, regulando o intestino. A recomendação é tomar até 3 xícaras do chá por dia.

Veja Também  O PRAZER DOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Contraindicações: Não é indicado para pessoas que tenham pressão baixa ou gastrite. Gestantes também devem evitar o seu consumo.

Como fazer: Coloque uma porção da flor desidratada em água fervida e deixe descansando por 10 minutos. Coe antes de tomar.

 

chá chás mate matte

Chá Mate

Para que serve: A erva-mate tem antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce. Ela ajuda ainda na redução da absorção do colesterol, na diminuição da glicemia e no controle do diabetes. Previne também o aparecimento de doenças cardiovasculares e é um remédio natural poderoso contra a ressaca. Aliado a uma dieta balanceada este chá ajuda a perder peso, pois acelera o metabolismo e a queima de gordura. É recomendado consumir até 3 xícaras diariamente.

Contraindicações: Como possui cafeína, pessoas com gastrite, insônia, arritmia e hipertensão devem evitar a ingestão do Chá Mate.

Como fazer: Ferva um litro de água, acrescente 3 ou 4 colheres de sopa das folhas, tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Depois é só coar e beber. Você pode adicionar gotas de limão, folhas de hortelã ou pauzinhos de canela no chá pronto para melhorar o sabor.

 

chá chás erva doce

Chá de Erva-Doce

Para que serve: O anetol, um composto ativo presente na Erva-Doce, ajuda a aliviar os gases, a estimular funções digestivas e o sistema respiratório e a normalizar a circulação sanguínea. Esse remédio natural tem outros benefícios para a saúde: reduz a retenção de líquidos e as cólicas, combate a tosse, tem efeito diurético e acalma os ânimos. Pode ainda reduzir as chances do surgimento do câncer de mama e de ovário. É recomendado tomar até 3 xícaras por dia.

Contraindicações: Não é indicado para pessoas que estão fazendo suplementação de ferro ou que tenham refluxo, diverticulite, úlcera duodenal e colite ulcerosa.

Veja Também  Mantendo a Saúde na Viagem

Como fazer: Acrescente 3 colheres de sopa de sementes secas de Erva-Doce em um litro de água fervida. Desligue o fogo e espere 5 minutos. Coe e tome. Se quiser, use mel para adoçar.

 

Gostou dos chás? Agora você pode cuidar da sua saúde com um remédio natural e delicioso! Qual é o seu preferido? Tem alguma recomendação que não colocamos?
Summary
6 Chás que Ajudam a Curar Doenças
Article Name
6 Chás que Ajudam a Curar Doenças
Description
Você já ouviu falar do poder curativo dos chás? Diversas ervas agem como remédios naturais para vários tipos de problemas. Conheça 6 chás para sua saúde:
Author
Publisher Name
Essencial Mais