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Todo mundo sabe que para ter uma vida saudável é preciso ter uma alimentação balanceada e se exercitar, além de manter bons hábitos. Mas para prevenir doenças crônicas, emagrecer e cuidar da saúde, existem alguns alimentos específicos que você pode incluir em sua alimentação.

Veja a seguir 8 alimentos deliciosos que oferecem vitaminas e nutrientes muito importantes para o seu corpo:

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1. Grãos integrais

Grãos integrais possuem minerais e vitaminas, além de ômega 3 e fibras que ajudam a controlar o colesterol e os níveis de glicose no sangue. As fibras fazem provocam a sensação de saciedade e fazem o intestino funcionar corretamente, por isso é um alimento que ajuda quem quer perder peso.

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2. Frutas vermelhas

Alimentos de cor avermelhada, como morango, cereja e uva, são ricos em antioxidantes que combatem o envelhecimento e melhoram as funções do cérebro. Também são fontes de vitaminas C e do complexo B, selênio e zinco, substâncias anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o envelhecimento celular e as chances de desenvolver doenças cardíacas.

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3. Castanha-do-pará

Esse é um alimento pequeno, mas que traz muitos benefícios, pois possui vitaminas do complexo B, zinco, selênio, gorduras mono e poli-insaturadas e magnésio. A castanha auxilia na desintoxicação do organismo, combate o envelhecimento celular, fortalece a imunidade, controla o colesterol e melhora a memória.

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4. Vegetais verde-escuros

Ricos em cálcio, fibras, vitaminas A, C e K, ferro e magnésio, melhorando os níveis de colesterol e o funcionamento do intestino, além de combater os radicais livres. Esses vegetais ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, anemia e até osteoporose. As fibras dão sensação de saciedade e fazem o intestino funcionar, fundamental para quem quer emagrecer.

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5. Linhaça

É rica em ômega 3 e 6, fósforo, magnésio, fibras, potássio e gorduras mono e poli-insaturadas. Controla o nível de glicose no organismo, combatendo a diabetes e protegendo o coração. Também aumenta a sensação de saciedade e regula o intestino, ajudando quem está de dieta.

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6. Batata doce

Muito usada por quem quer emagrecer, tem baixo índice glicêmico e é fonte do melhor tipo de carboidrato, pois não faz o nível de açúcar no sangue subir muito. É rica em vitaminas A e C, que melhoram a imunidade, e em fibras, controlando o intestino e te deixando mais saciada.

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7. Aveia

É fonte de fibras solúveis, proteínas, ômega 3 e potássio. A aveia age limpando as artérias, o que evita doenças cardíacas e controla o colesterol. Como tem fibras, atua no funcionamento do intestino e aumenta a saciedade, impedindo que você coma demais e fora de hora.

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8. Abacate

É uma fruta bastante calórica, mas tem ferro, vitaminas C e E, fósforo, ácido fólico, gordura monoinsaturada e magnésio, que combatem infecções e agem como anti-inflamatório natural. Ajuda ainda a controlar o colesterol e protege o coração, evitando AVC e doenças cardíacas.

 

A alimentação rica em vitaminas, minerais e nutrientes garante mais qualidade de vida e bem-estar, mas, se você não gosta ou não pode comer algum desses alimentos, uma opção é tomar suplementos e vitaminas!

Se você gostou, tem alguma dúvida ou sugestão comenta aqui embaixo! Qual o seu alimento preferido destes?
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