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Para ter um corpo definido, é necessário mais do que praticar atividades físicas. Se exercitar é essencial, é claro, mas para ganhar massa muscular é preciso olhar também para a sua alimentação. Sua dieta deve ter alimentos variados e saudáveis, fornecendo ao corpo proteínas, que estão diretamente ligadas ao crescimento dos músculos, e vitaminas, além de outros nutrientes. Quando a pessoa pratica atividades muito intensas, é possível tomar um suplemento para auxiliar no desempenho e na saúde.

Veja alimentos saudáveis que vão te ajudar a ganhar massa muscular:

 

1. Banana ?

Tem muitos benefícios para a saúde de forma geral, mas no caso dos músculos, ajuda a prevenir câimbras, reduz o cansaço muscular, dá energia e ainda auxilia a preservar a massa durante a prática de exercícios.

 

2. Frango ?

O frango sem pele é um dos maiores aliados de quem quer um corpo definido. Ele é rico em proteína, fundamental para a recuperação e o crescimento dos músculos. E ao contrário de outras carnes, como a vermelha, tem pouca gordura, o que ajuda a emagrecer ou manter o peso.

 

3. Beterraba

Esse alimento faz com que a oxigenação e absorção dos nutrientes pelos músculos e a dilatação dos vasos aconteça de forma mais fácil. Isso possibilita que eles trabalhem com mais facilidade e se desenvolvam mais.

 

4. Melancia ?

A fruta é rica em sais minerais e vitaminas, além de citrulina, um aminoácido que auxilia no processo de cicatrização e recuperação da fadiga muscular. E ainda te mantém hidratado!

 

5. Soja e derivados ?

A soja traz ótimos benefícios ao corpo. Entre outros nutrientes importantes, é rica em proteínas, fibras e cálcio, ajudando a diminuir o acúmulo de gordura no corpo, estimulando o aumento e recuperação da massa muscular, cuidando dos ossos e ajudando no equilíbrio hormonal – esse último é fundamental para emagrecer e ganhar massa muscular.

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6. Aveia

Além de ter vitaminas, proteínas, fibras e minerais em abundância, a aveia tem baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que ela fornece energia aos poucos, beneficiando quem pratica atividades físicas longas.

 

7. Batata-doce

Também é um alimento com baixo índice glicêmico, liberando a energia para o organismo aos poucos. Ela ajuda a manter a massa muscular saudável para quem se exercita por longos períodos.

 

8. Ovo ?

A gema tem nutrientes que melhoram a imunidade, mas é a clara que é rica em albumina, um tipo de proteína. Ou seja, ajuda a ganhar massa magra.

 

9. Queijo cottage

Outro alimento rico em proteína e cálcio, que ajuda a manter ossos e músculos saudáveis. Ainda auxilia quem quer emagrecer, pois tem pouca gordura.

 

10. Arroz e feijão ?

A combinação que é a cara do Brasil tem aminoácidos (lisina e metionina), que ajudam a sintetizar a proteína, melhorando o tecido muscular. A dupla ainda ajuda a manter o nível de glicose estável, evitando picos de fome e diminuindo o risco de diabetes.

 

Se você já consome esses alimentos e não consegue os resultados esperados, considere tomar um suplemento e procure a orientação de um nutricionista. Bom apetite!