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Como são suas refeições? Não o prato que você monta e os alimentos que você come, mas o contexto em que elas acontecem. Você come assistindo TV? Tem o hábito de jogar videogame enquanto come? E o celular, está ao seu lado em todas as refeições, mesmo quando sai jantar fora?

Pois saiba que esses hábitos podem estar te fazendo engordar, mesmo com todo o seu esforço para perder peso. É o que estudos tem comprovado recentemente, ter a sua atenção desviada durante a refeição pode te fazer comer mais e sabotar a dieta. Duvida? Então vem entender melhor!

Sem distrações

Em 2015, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, realizou uma série de testes que os fizeram concluir que fazer qualquer refeição sem prestar atenção no que você está comendo te faz beliscar muito mais depois.

Segundo os cientistas, isso acontece porque a memória tem um papel muito importante no nosso apetite. O cérebro processa a ingestão de alimentos de formas diferentes quando prestamos atenção na comida e quanto estamos distraídos. Se não focamos na refeição, nós não lembramos dela direito e acabamos sentindo a necessidade de beliscar e fazer lanchinhos depois, entre as refeições.

São os lanches e petiscos fora de hora que muitas vezes acabam sabotando nossa dieta. Quando beliscamos não nos damos conta do que estamos comendo nem da quantidade. E o pior é que geralmente não beliscamos coisas saudáveis, e sim balas, bolachas, salgadinhos e outros quitutes gostosos (geralmente industrializados), mas que fazem mal à saúde e nos fazem ganhar peso.

O estudo

O estudo consistiu em três experimentos diferentes com pessoas de peso normal divididas em 3 grupos. No primeiro experimento, feito só com jovens mulheres, um grupo foi instruído a jogar no computador enquanto comia – foi dito que elas ganhariam dinheiro se jogassem bem. No segundo grupo, as mulheres ouviram apenas que deviam jogar enquanto comiam, enquanto no último elas foram apenas instruídas a comer o almoço.

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Foi oferecida a mesma refeição a todos os grupos e elas deveriam comer todos os alimentos presentes no almoço. À tarde, todas tiveram acesso a um prato com biscoitos variados. Os pesquisadores notaram uma diferença significativa: o grupo com mais distração (ganhar dinheiro por jogar bem) comeu 69% mais petiscos do que o grupo sem distração (apenas comer), enquanto no grupo com baixa distração (apenas jogar) foram consumidos 28% mais biscoitos do que o sem distração.

O segundo teste foi similar, mas a refeição era pão e sopa e a distração era a TV. Os pesquisadores constataram que quem comeu assistindo TV comeu 19% mais biscoitos do que quem fez sua refeição sem distrações.

Já no último experimento, foi mostrando ao primeiro grupo um áudio que instruía os participantes a se imaginarem comendo, o que aumentava o seu foco na refeição. O áudio do segundo grupo dizia para que eles deveriam imaginar uma celebridade comendo, resultando em um foco menor na comida. O terceiro grupo apenas comeu em silêncio. O resultado foi que aqueles que se imaginaram comendo acabaram ingerindo menos biscoitos do que os outros participantes.

Os experimentos levaram os cientistas a concluírem que não importa a diferença nos alimentos oferecidos e nem no tipo de manipulação de atenção (TV, videogame, celular), comer com distrações nos faz comer mais depois. Quando observamos esse padrão de forma sistemática na nossa rotina, entendemos que esses hábitos, como mexer no smartphone enquanto comemos, nos faz engordar.

Mais evidências

Essa não é a única pesquisa que vem confirmando o que muitos especialistas já defendiam: o celular está se tornando um vilão da dieta durante as refeições. Outro estudo, feito pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, também avaliou a importância da atenção nas refeições.

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Os pesquisadores reuniram 42 participantes em um programa chamado mindful eating, que defende a atenção plena durante as refeições. As pessoas foram instruídas a comer seguindo algumas regras: mastigar mais, focar no momento presente, saborear os alimentos e fazer pausas entre as garfadas.

O estudo constatou que após 15 semanas desse programa os participantes perderam, em média, 1,9 quilo. E o melhor: sem precisar fazer outros ajustes ou mudanças na alimentação. Isso mostra que comer com atenção total nos deixa mais conscientes do que estamos ingerindo e nos faz querer comer menos durante as refeições.

Efeitos negativos do celular e de outras distrações

Os smartphones surgiram com a proposta de facilitar nossa vida e concentrar várias funções, mas o uso que fazemos desses aparelhos nem sempre é positivo. Estamos cada vez mais conectados, e isso tem implicações nas nossas vidas pessoal, familiar e emocional, bem como na saúde.

Quando comemos usando o celular ou assistindo TV, por exemplo, acabamos comendo muito mais, pois a distração nos faz comer por gula e não para suprir as necessidades do organismo. Aliás, essas distrações favorecem o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e farinha refinada, produtos industrializados que além de serem péssimos para a nossa saúde ainda são uma bomba calórica e sabotam a dieta.

Estamos tão distraídos que em vez de comer um bombom comemos a caixa. Em seguida, precisamos de outra coisa para beliscar e assim segue o ciclo. Mas há ainda as complicações emocionais.

O fato de estarmos sempre conectados e disponíveis gera altos níveis de ansiedade. Essa emoção muitas vezes é uma das responsáveis por nos fazer exagerar na comida, tentando compensar e aliviar os problemas emocionais através dos alimentos.

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Com o celular também interagimos menos com nossos familiares e amigos durante a refeição. Esse hábito antigo gera bem-estar e cria memórias, afetando de forma positiva o humor. E o humor também desempenha um papel importante nos episódios de compulsão.

Os efeitos negativos do uso do celular durante as refeições vão muito além do que as pesquisas já têm mostrado a respeito de como o nosso cérebro e nosso corpo processam as refeições. Muitos outros fatores estão em jogo. Por isso, fique atento: na hora de comer é melhor deixar o celular no bolso ou na bolsa!

 

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Comer usando o celular pode engordar
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Você é daqueles que está sempre grudado no celular, mesmo durante as refeições? Saiba que esse hábito cada vez mais comum pode estar te dando uns quilinhos extras de presente!
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