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Se você está tentando emagrecer com saúde ou convive com alguém que fez ou faz dieta, já deve ter ouvido falar no diário alimentar. Talvez seu próprio médico tenha sugerido que você comece a fazer um para acompanhar sua alimentação.Se você está tentando emagrecer com saúde ou convive com alguém que fez ou faz dieta, já deve ter ouvido falar no diário alimentar. Talvez seu próprio médico tenha sugerido que você comece a fazer um para acompanhar sua alimentação.

Muita gente fica meio perdida quando precisa fazer um diário alimentar. Vou anotar tudo o que como e aí o que vai acontecer? Para que serve isso? Bom, um diário alimentar é muito útil no processo de emagrecimento e também vai te ajudar a cuidar da sua saúde.

Como funciona o diário alimentar

Para entender como um diário alimentar pode te ajudar a perder peso, primeiro vamos entender melhor como ele funciona. O básico você já sabe: é preciso anotar no diário cada refeição do dia. E aí não entra apenas café da manhã, almoço e jantar. Cada lanchinho, cada beliscada fora de hora conta em uma dieta.

É comum o paciente se esforçar bastante para comer bem nas principais refeições do dia, mas deslizar nos lanchinhos entre as grandes refeições. Quando isso acontece, a pessoa acaba jogando fora todo o esforço e sacrifício que está fazendo. O diário também ajuda a não depender da memória para contar calorias, afinal, em um dia agitado, lembrar-se de cabeça cada coisa que comeu e em que quantidade não é fácil.

Se você acrescentar a cada refeição um comentário sobre como está se sentindo ou fatos relevantes que aconteceram no dia, como um problema no trabalho ou cansaço, o diário ainda vai auxiliar a entender como a saúde emocional está afetando a sua alimentação e o seu emagrecimento.

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O diário permite acompanhar a sua alimentação de forma completa. Com ele, você pode entender quais deslizes está cometendo e identificar padrões e erros, além de ser uma forma de aumentar a sua responsabilidade e comprometimento com a dieta e a perda de peso, te deixando mais consciente e engajado.
Como você pode ver, o diário alimentar é muito mais do que anotar o que comeu, é uma ferramenta poderosa para emagrecer e cuidar da saúde.

 

Benefícios do diário alimentar para quem quer emagrecer

Manter um diário alimentar traz muitas vantagens para o paciente e torna o tratamento para emagrecer mais fácil e eficaz, pois dá ao médico informações preciosas sobre a alimentação do paciente. Veja alguns benefícios que adotar o monitoramento da alimentação pode trazer:

• Facilita a intervenção do médico ou nutricionista;
• Permite identificar padrões;
• Ajuda a identificar e associar os períodos de fome e de ansiedade, bem como outros problemas emocionais que estão interferindo;
• Você passa a conhecer melhor  seus hábitos alimentares;
• Fica muito mais autoconsciente;
• Aumenta o seu comprometimento e motivação, conforme vai entendendo melhor  seus hábitos e vendo resultados positivos;
• É uma forma de fortalecer a relação entre paciente e médico;
• Permite fazer adaptações mais eficazes na dieta quando for necessário;
• Aumenta o seu autocontrole;
• Melhora a alimentação;
• Aumenta o seu conhecimento e percepção sobre o valor nutricional de cada alimento;
• Ajuda a perder peso;
• Melhora tanto  sua saúde física quanto a emocional.

 

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