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Quem é que não gosta de jantar fora? Conhecer um lugar novo ou ir naquele seu restaurante favorito, ver pessoas especiais, provar pratos diferentes e se esbaldar nas delícias que a gastronomia oferece é sempre bom. Desde a comida de rua até os restaurantes mais chiques, é tentador sair cansado do trabalho e simplesmente comer algo pronto.

Mas o hábito de comer fora torna mais complicado controlar a alimentação e acaba dificultando a vida de quem quer perder peso ou manter a forma. Esse aspecto negativo de comer fora já foi, inclusive, comprovado por pesquisas e estudos.

Jantando em casa

É o caso do estudo feito pela Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, que analisou os hábitos de 400 participantes. A conclusão da pesquisa foi de que as pessoas que jantaram em casa 6 vezes por semana conseguiram manter hábitos mais saudáveis do que aqueles que não resistiram a uma chance de comer fora.

Manter hábitos saudáveis é fundamental na hora de fazer a reeducação alimentar e perder peso com saúde. Acontece que é muito mais fácil escorregar na alimentação quando estamos em um restaurante. Já em casa, dá para regular melhor os ingredientes usados, as quantidades e até a qualidade dos alimentos.

Só o jantar importa?

E se você come fora durante o dia, mas janta diariamente em casa, está livre desse problema, correto? Errado! Foi isso o que a pesquisadora americana Ashima Kant e sua equipe comprovaram em um estudo que analisou mais de 8 mil americanos entre os anos de 2005 e 2010.

Segundo a pesquisa, quem almoçava quase diariamente na rua tendia a ser mais gordo. As desvantagens não paravam por aí: essas mesmas pessoas tinham níveis mais baixos de vitamina E e C e apresentavam colesterol mais alto.

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E não adianta deixar de lado o fast food para comer comida, essa tendência se mantinha mesmo entre os participantes que tentavam alternativas mais saudáveis. Dois fatores explicam esse fenômeno. O primeiro é que não temos controle dos ingredientes utilizados no preparo dos alimentos.

O outro motivo você pode até evitar, mas é difícil: quando comemos fora, a tendência é comer um prato maior. Muitas vezes pedimos um prato feito ou executivo, que vem em um tamanho padrão. A maioria de nós não precisa comer tudo aquilo para se sentir satisfeito, mas tem dó de jogar fora o que restou e acaba comendo tudo. O resultado nós vemos na balança.

De acordo com Kant, a pesquisa mostrou que quem se alimenta fora de casa 6 vezes por semana (e aqui vale refeições, não dias) apresenta um IMC (índice de massa corporal) mais elevado e menos lipoproteínas de alta densidade, que são moléculas responsáveis por tirar do sangue o excesso de colesterol. Ou seja, um perigo para o coração! E atenção: a tendência era maior entre os participantes com mais de 50 anos.

Deliciosas tentações

No caso de restaurantes por quilo ou à vontade, a tentação é grande, dizemos para nós mesmos que vamos provar apenas um pedacinho e de pouquinho em pouquinho enchemos o prato. Aliás, fora de casa fica mais difícil fugir de refeições e alimentos calóricos, afinal, eles parecem tão apetitosos e você nem teve o trabalho de preparar.

E o açúcar, então? No restaurante nós bebemos sucos artificiais e refrigerantes, que são bem calóricos. Ou então apostamos em um drinque ou outra bebida alcoólica, que também têm muitas calorias. Tudo isso quando o correto seria não tomar nada durante a refeição.

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E como resistir àquela sobremesa especial? “Só um pedacinho”, “todo mundo na mesa pediu”, “amanhã eu compenso” – essas são algumas das desculpas que damos para nós mesmos. Agora tente calcular quanta coisa a mais acabamos comendo em um restaurante e quantas delas são saudáveis e você vai entender o resultado dessas pesquisas.

Armadilhas no lar

Ok. Então basta comer mais vezes em casa que vou me alimentar melhor, ter uma vida mais saudável e perder peso. Também não, exatamente. É que mesmo em casa, isso vai depender das escolhas que fazemos.

Por exemplo, se você chega em casa e coloca um alimento congelado no micro-ondas ou liga para o delivery trazer aquela comidinha gostosa todo dia, é bem provável que você também vá ter problemas de peso e de saúde.

Em casa podemos ficar beliscando antes e depois das refeições, atrapalhando o apetite e garantindo calorias extras para a sua dieta. E me diga, qual foi a última vez que você comeu em casa sem olhar para o celular ou assistir TV? Esses hábitos também te fazem comer mais e engordar.

Para emagrecer com saúde é preciso dar um pouquinho de atenção para a alimentação e cultivar bons hábitos em casa.

E se eu chegar cansado?

Quem nunca chegou em casa cansado demais para cozinhar que atire a primeira pedra. Comer fora ou pedir uma pizza uma vez por semana não vai te causar problemas do coração e te fazer engordar vários quilos. O problema é quando isso começa a se tornar um hábito.

Se você chega tarde em casa ou está sempre cansado demais para se aventurar na cozinha, existem alguns alimentos fáceis de preparar. O atum enlatado, por exemplo, tem proteína, ômega 3, vitaminas B12 e D e selênio. Ele pode ser usado em uma salada fria com macarrão parafuso integral cozido, milho, iogurte, tomate e outros ingredientes de sua preferência.

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O iogurte também tem proteína e ajuda a regular o intestino, é só misturar com frutas e uma semente ou cereal para garantir fibras e mais saciedade. O abacate é outro alimento rico em ômega 3, apesar de ser mais calórico. Além da guacamole, você pode colocar no pão integral com outros ingredientes para fazer um sanduíche ou em cubos na salada. A tapioca é fácil e rápida de fazer, é só escolher o recheio que você preferir (dica: use uma proteína magra).

Outra boa ideia é manter algumas refeições caseiras prontas congeladas e potinhos com verduras e legumes também congelados. Assim é só usar quando bater a fome!

 

Você janta em casa? Não esqueça de conferir as nossas receitas saudáveis aqui no site – clique aqui!

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Jantar em Casa Ajuda a Controlar o Peso
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Cansaço e falta de tempo são fatores que frequentemente nos levam a almoçar e jantar fora. Mas, segundo estudos, esse hábito pode pesar na balança e ainda afetar sua saúde.
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