"Transformando o modo de viver a vida."

O colágeno é a proteína mais presente em todo o corpo humano, desempenhando um papel muito importante não só na saúde, mas também na beleza. Ele auxilia a manter tendões, ossos e músculos com boa mobilidade, além de ser o responsável por uma pele lisinha, unhas fortes e cabelos brilhantes.

Com tantos benefícios, o colágeno se tornou popular nos últimos anos e aparece em várias formas de consumo. Apesar de tantas vantagens, muita gente ainda tem dúvidas sobre o seu consumo e eficácia e muitos boatos se espalharam.

Conheça os mitos e verdades sobre o colágeno e esclareça suas dúvidas antes de incluí-lo na alimentação:

Os benefícios não foram comprovados cientificamente.

MITO. Inúmeras pesquisas no mundo todo têm comprovado a eficácia e os benefícios do consumo de colágeno para os humanos. No Brasil também há estudos que indicam as vantagens do colágeno, como a pesquisa feita em 2016 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, que comprovou que o uso de suplementos de colágeno hidrolisado aumenta a elasticidade e a firmeza da pele.

O corpo absorve melhor o colágeno hidrolisado.

VERDADE. O colágeno comum está em sua forma natural, enquanto o hidrolisado teve suas moléculas quebradas para facilitar a sua absorção sem perder propriedades. Por isso, o organismo absorve a forma natural com mais dificuldade e o hidrolisado mais rápido e facilmente, aumentando a eficácia dos suplementos.

Ajuda na dieta.

VERDADE. Para começar, o colágeno não tem carboidratos nem gordura, o que já uma ótima informação para quem está tentando emagrecer. Se você está fazendo uma dieta de baixas calorias, pode investir sem medo nesse suplemento para melhorar sua saúde e ficar mais bonita. Além disso, o pó de colágeno hidrolisado pode ser diluído na água e em sucos, melhorando a sensação de saciedade.

Veja Também  Tudo sobre o Cloreto de Magnésio

O corpo não absorve o colágeno dos alimentos.

MITO. Nosso organismo absorve qualquer tipo de colágeno, porém em alimentos como mocotó e gelatina ele se encontra em sua forma natural, o que dificulta bastante sua absorção. A quantidade absorvida acaba sendo muito pequena e não é suficiente para tratar problemas como flacidez. Outro ponto é que a gelatina, por exemplo, pode contar com açúcar, conservantes e outros aditivos que fazem mal à saúde.

Ajuda a se livrar da celulite.

VERDADE. O colágeno é um grande aliado na luta contra as celulites, pois na dose certa ajuda a pele a ficar mais firme e elástica. O consumo desse nutriente deve ser periódico e os efeitos começam a aparecer com algumas semanas de uso, sendo notados na textura da pele.

Só mulheres precisam repor colágeno.

MITO. O colágeno está presente no organismo humano, tanto de homens quanto de mulheres. Na pele dos homens há maior densidade desse nutriente, isso é o que faz a pele ser mais grossa. Outra diferença é que enquanto as mulheres perdem mais colágeno depois da menopausa, os homens perdem colágeno de forma lenta e constante. Portanto, ambos os sexos precisam repor as perdas para manter a saúde e a beleza.

 

 

O que achou desta matéria? Deixe seu comentário!

 

Aproveite e confira os nossos colágeno em cápsulas e o em pó!

Summary
 Mitos e Verdades sobre o Colágeno
Article Name
Mitos e Verdades sobre o Colágeno
Description
Você já ouviu falar no colágeno? Essa proteína é muito importante para o corpo e ajuda a manter pele, cabelos e unhas ainda mais bonitos. Tire suas dúvidas na matéria!
Author
Publisher Name
Essencial Mais
Publisher Logo