"Transformando o modo de viver a vida."

A dieta vegetariana é vista por muitas pessoas como uma opção mais saudável e com menos calorias, mas você sabia que isso nem sempre é verdade? Há determinados hábitos comuns na vida dos vegetarianos que podem prejudicar a saúde e até te fazer ganhar alguns quilinhos.

Embora a alimentação dos vegetarianos não seja adotada com o objetivo de emagrecer, e sim como um ideal de preservação do meio ambiente e de respeito aos animais, há muitos adeptos do vegetarianismo que buscam perder peso e cuidar da saúde.

É preciso ter em mente que apenas cortar a carne da alimentação não significa viver com mais saúde e, consequentemente, ser mais magro. Como toda mudança alimentar, essa também requer alguns cuidados e atenção na hora de montar as refeições para não acabar se prejudicando e colocando seu bem-estar em risco.

Confira alguns hábitos capazes de fazer vegetarianos engordarem:

1. Refeições sem proteína

Essa é um erro muito comum na vida de quem se torna vegetariano, principalmente no começo. Deixar de comer carne, não significa que seu corpo não precise mais de proteínas, ela deve ser buscada em alimentos de origem vegetal, como as leguminosas.

A proteína é um nutriente essencial para o organismo, com diversas funções, como no sistema de defesa e no sistema nervoso. Quando falamos em manter a forma, ela atua na formação e manutenção de massa magra (músculos), essenciais para manter o corpo bonito e saudável, se locomovendo sem dores e outros problemas. Ela ainda desempenha um papel fundamental nas funções fisiológicas e metabólicas do corpo e é digerida lentamente, aumentando a sensação de saciedade.

2. Escorregar nos lanches

Quando cortamos todo tipo de carne da alimentação, as refeições ficam mais leves. Os lanches são muito importantes para manter uma alimentação equilibrada, mas não vale exagerar, comer sanduíches, bolachas, balas e outros doces.

Veja Também  Carnaval em Forma

Um erro comum nos lanchinhos dos vegetarianos é exagerar nas oleaginosas, como as castanhas. Esse grupo de alimentos é saboroso e rico em gordura boa, além de ter outras vitaminas e nutrientes e ajudar a matar a fome, mas também é muito calórico.

massas comidas emagrecer engordar vegetarianos

3. Exagerar nas massas e queijos

Quando tiramos a carne das refeições, é fácil querer compensar nesses alimentos deliciosos e que ajudam a dar aquela sensação de estômago cheio. Os queijos, inclusive, costumam ser boas fontes de proteína. Mas tanto eles quanto as massas também costumam ser muito calóricos. Quando as massas são refinadas a situação é pior ainda, pois te fazem engordar mais e ter fome mais rápido.

4. Achar que não comer carne faz você ser saudável

Uma refeição vegetariana não significa necessariamente uma refeição saudável. Batata frita, refrigerante e brownie, por exemplo, são alimentos vegetarianos. Hoje temos até opções de hambúrgueres vegetarianos, que nem por isso deixam de levar outros ingredientes calóricos, como queijo e pão. Muitos desses alimentos são consumidos de forma combinada, virando uma bomba calórica. Por isso, cuidado com o que come, deixe para consumir as opções gordurosas, com muito açúcar e carboidrato apenas de vez em quando.

 

O que achou? Quer deixar alguma dica ou opinião? Comente aqui embaixo!
Summary
O que faz Vegetarianos Engordarem
Article Name
O que faz Vegetarianos Engordarem
Description
A alimentação vegetariana é vista como uma opção mais saudável, mas nem sempre isso chega a ser verdade. Isso porque alguns hábitos equivocados podem prejudicar os vegetarianos e pesar na balança.
Author
Publisher Name
Essencial Mais
Publisher Logo