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Você já deve ter visto produtos ou suplementos que indicam a presença de ômega 3, 6 ou 9 em sua composição. Você também já deve ter ouvido falar que eles são importantes para a saúde, mas será que sabe o que cada um deles faz?

Os três tipos de ômega são um tipo de gordura boa (insaturada) que é usada como energia e ajuda a envolver as membranas celulares com ácidos graxos, importantes para o bom funcionamento celular e, como consequência, do organismo.

Infelizmente, nosso corpo não produz ômega 3 e 6 e a produção de ômega 9 ocorre em pequenas quantidades e é dependente do consumo dos outros dois tipos de ômega, por isso, precisamos buscar fontes externas desses nutrientes. Em contrapartida, por causa da rotina agitada, nossa alimentação é muito baseada em alimentos industrializados e acabamos não ingerindo a quantidade necessária desses nutrientes.

 

Ômega 3

Considerado o mais importante dos 3, é fundamental para o cérebro e o coração. Protege os músculos cardíacos e atua no Sistema Nervoso Central, ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e na manutenção das funções cognitivas. Auxilia ainda na manutenção das membranas celulares e na proteção das células por ser um antioxidante, na redução dos níveis de triglicérides e a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Também tem ação anti-inflamatória e previne males como Alzheimer, depressão e ansiedade.

O ômega 3 pode ser encontrado principalmente em peixes, sementes de chia e de linhaça (nesses casos pode ser consumido em forma de óleo) e oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.

Ômega 6

Participa de diversos processos e sínteses hormonais, estando presente em todas as células do corpo. Além de ajudar na diminuição do colesterol ruim, auxilia a prevenir doenças como osteoporose, melhora o funcionamento do sistema imunológico e ainda ajuda na saúde reprodutiva. O ômega 6 também é muito importante na formação da retina e das membranas celulares, desempenhando um papel na geração dos cabelos e da pele.

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Essa gordura boa está presente em óleos vegetais, como os óleos de soja, de milho, de canola e colza. Também pode ser encontrado em nozes.

 

Ômega 9

Participa do metabolismo e tem um papel essencial na síntese de hormônios. Sua principal característica é ser um anti-inflamatório, ajudando a prevenir doenças do coração, o envelhecimento precoce das células e até o câncer. Ajuda também a reduzir a agregação de plaquetas e a diminuir o colesterol ruim.

Podemos consumir o ômega 9 em alimentos como azeitonas, oleaginosas (amêndoas, nozes, amendoim, castanhas), abacate, azeite de oliva, óleo de canola e outros.

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É importante consumir os três tipos de ômega para manter a saúde em equilíbrio. O ideal é acrescentar alimentos que tragam cada uma dessas gorduras boas para sua alimentação. Consulte um médico ou nutricionista para saber qual é a quantia indicada de cada nutriente na sua alimentação e para obter orientações sobre o consumo de um suplemento que ofereça ômega 3,6 e 9, principalmente se você não consumir alimentos ricos nesses nutrientes.

E aí, você já experimentou algum deles, tem alguma dúvida ou elogio? Comente aqui embaixo!

 

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Ômegas 3, 6 e 9: Diferenças e Benefícios
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Ômegas 3, 6 e 9: Diferenças e Benefícios
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Será que você está consumindo os três tipos de ômega na sua alimentação? Leia nossa matéria e entenda melhor como eles podem te ajudar e onde encontrar cada um deles.
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