"Transformando o modo de viver a vida."

O magnésio (Mg) é um mineral fundamental no funcionamento correto do nosso organismo, pois atua em mais de 300 reações bioquímicas que acontecem nele. Isso acontece porque ele garante o bom funcionamento das enzimas, que funcionam como catalisadores das reações químicas que acontecem dentro e fora das células, garantindo a vida.

Embora esse nutriente seja essencial para a nossa sobrevivência e saúde, ele não é produzido pelo corpo, e precisamos buscá-lo em fontes externas. Infelizmente, hoje a maioria das pessoas tem deficiência de magnésio. Dessa forma, a maneira mais simples e eficiente de contornar o problema da carência desse mineral foi desenvolvendo um suplemento, o cloreto de magnésio.

O cloreto de magnésio consiste em um sal inorgânico que se apresenta na forma de cristais de sabor amargo e incolores, podendo ser achado dissolvido na água do mar em abundância. Embora possa ser usado como ingrediente em refeições, o seu sabor amargo dificulta esse uso, e por isso mesmo costuma ser tomado na forma de suplemento em cápsulas.

É importante lembrar que a Food and Drug Administration, uma agência federal dos Estados Unidos que cuida de alimentos e medicamentos, considera o cloreto de magnésio seguro para ser usado tanto como ingrediente quanto como suplemento nutricional.

 

O que causa sua deficiência?

O grande consumo de alimentos industrializados e pobres em nutrientes é uma das causas de deficiência desse mineral. Entretanto, há outra explicação para esse problema, e ela se encontra na plantação dos alimentos.

O uso de solos pobres para plantações, bem como a aplicação de produtos químicos para se livrar de pragas e garantir o crescimento dos alimentos, comprometem a capacidade dos vegetais de absorver minerais que deveriam estar presentes no solo, como o próprio magnésio. Por isso, não basta apenas incluir verduras, legumes e frutas na nossa alimentação, a procedência também conta.

SAIBA AQUI OS SINTOMAS DA FALTA DO MAGNÉSIO NO ORGANISMO!

 

O que é PA?

A sigla PA, que muitas vezes está escrita na embalagem de suplementos de cloreto de magnésio, quer dizer “Puro para Análise”. Isso significa que o suplemento conta com níveis mais concentrados do mineral, o que faz com que ele seja absorvido pelo corpo com mais facilidade, aumentando sua eficácia e a rapidez dos seus efeitos.

Por esse motivo, na hora de escolher um suplemento de magnésio, busque sempre uma opção que traga em sua embalagem o termo PA, isso vai garantir que você está levando um produto de qualidade que será assimilado pelo seu corpo com o máximo de proveito.

Veja Também  5 Benefícios da Linhaça

 

Benefícios do Magnésio

Como é um mineral importantíssimo para a saúde e o bem-estar do corpo humano, o seu consumo em quantias adequadas traz inúmeros benefícios, como já falamos aqui no blog antes. O cloreto de magnésio ajuda a controlar e prevenir diabetes, por exemplo, já que colabora na liberação de insulina e no metabolismo de carboidratos.

Atletas e pessoas que se exercitam com mais intensidade são muito beneficiados com a sua ação no combate e prevenção de câimbras, fadiga e lesões musculares. Como também ajuda na absorção de cálcio, tem um papel na saúde dos ossos e das articulações, evitando lesões e inflamações.

Por ajudar na absorção de cálcio, evita ainda a formação de cálculo renal. As vantagens de tomar o cloreto de magnésio também chegam ao cérebro, já que ajudam nas funções de aprendizagem e memória, além de estimular a transmissão de impulsos nervosos e outras funções cerebrais.

Os benefícios desse mineral são bastante extensos, já que sua atuação nas funções corporais é abrangente e diversa. Felizmente, os suplementos de cloreto de magnésio são bastante acessíveis, já que são baratos e fáceis de encontrar.

Ótimo para Atletas

É ideal para os atletas e pessoas com alto rendimento físico, pois ajuda a prevenir e combater as lesões musculares, fadiga ou cansaço muscular e cãibras.

Ajuda na prevenção de Diabetes

A ingestão dessa substância também ajuda na prevenção do diabetes tipo 2. Um estudo realizado em Havard conseguiu constatar que pessoas com dietas ricas em magnésio apresentavam 34% menos chances de desenvolver esse tipo da doença.

Auxilia as Articulações

O Magnésio consegue diminuir a deposição de cálcio nas cartilagens, ligamentos e tendões, reduzindo atritos e inflamações nessas áreas. Além disso, o fato de melhorar o funcionamento dos músculos também ajuda na saúde das articulações.

Cálculo Renal 

Como citado acima, por impedir que o oxalato de cálcio se acumule, previne a formação de cálculos renais.

Auxilia o Cérebro

Um estudo realizado na Universidade de Massachusetts comprovou a relação direta entre o magnésio e alguns receptores que faziam parte de duas funções muito importantes do nosso cérebro: memória e aprendizagem. Além disso, estimula as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, ajudando a manter um equilíbrio mental.

Veja Também  O que você precisa saber sobre o Colágeno

Ajuda a reduzir colesterol

Estudos indicam que o Cloreto de Magnésio ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim, estimulando a boa circulação do sangue e prevenindo doenças.

Melhora a Pele

Estudos feitos com banhos na água do Mar Morto mostraram diversos benefícios para a pele, nos mesmos estudos os benefícios mostrados foram relacionados aos altos níveis de Magnésio presentes na água. Além disto, outros estudos mostram que o Magnésio é um grande aliado para combater doenças na pele.

 Regula o Intestino

Melhora a saúde intestinal e ajuda em casos como a colite, prisão de ventre, ajuda a previnir problemas como as hemorróidas, entre outros.

Aproximadamente 60% do magnésio estão armazenados nos ossos, 26% nos músculos e os 14% restantes estão distribuídos pelos outros tecidos e fluidos corporais. Ele fica guardado dentro das células e existe em mais alta concentração em alguns órgãos como cérebro, coração, rins e fígado.

 

O cloreto de magnésio ajuda a emagrecer?

Embora não seja o seu principal benefício, o cloreto de magnésio pode contribuir de forma indireta para o emagrecimento e a manutenção do peso ideal. Como o Magnésio ajuda o organismo a absorver outros minerais e vitaminas, acaba fazendo com que o corpo tenha uma nutrição mais adequada e, consequentemente, pare de te mandar sinais de fome em busca dos nutrientes faltantes, ou seja, ajuda a controlar o apetite.

Além disso, reduz a ansiedade e o estresse, fatores que levam a maioria de nós a descontar nossos problemas emocionais na comida e ganhar peso. Por fim, esse mineral pode ainda ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue mais controlados, aspecto fundamental para evitar a fome exagerada que o seu corpo faz você sentir quando acha que precisa de mais energia. E como a energia é liberada aos poucos no corpo, você se sente mais disposto para se exercitar e aí sim queimar a gordura que atrapalha a sua saúde.

Dessa forma, podemos que concluir que, embora emagrecer não seja o objetivo final do suplemento de cloreto de magnésio, ele pode contribuir para melhorar o seu processo de emagrecimento, além de manter o corpo mais saudável e equilibrado.

 

Sintomas da deficiência

Os sinais de que o seu organismo está carente de magnésio podem ser bem variados, como por exemplo:

• Perda de apetite;
• Fadiga;
• Cãibras musculares;
• Tontura;
• Fraqueza;
• Deficiência de cálcio;
• Deficiência de potássio;
• Tremores;
• Vertigem;
• Pressão arterial elevada;
• Problemas de memória;
• Náusea;
• Irritabilidade.

Veja Também  Benefícios de uma Flor: Óleo de Prímula

Existem muitos outros sintomas e como você pode ver os sinais da carência de magnésio podem ser facilmente confundidos com outras doenças e problemas de saúde. Por isso, se você apresenta um ou mais sintomas dessa lista, o mais indicado é buscar ajuda médica para descobrir o seu problema.

 

Como tomar

O cloreto de magnésio é um produto bastante seguro e é indicado para qualquer pessoa que tenha carência do nutriente e pode ser comprado sem receita. Geralmente, é indicado que cada pessoa tome até duas cápsulas do suplemento por dia. Entretanto, é importante consultar um médico ou nutricionista para orientar cada indivíduo de acordo com a sua necessidade específica.

Gestantes, lactantes e crianças de até 3 anos só devem consumir o produto segundo as orientações de um especialista. Por ter propriedades laxativas, pessoas com diarreia, problemas nos rins ou no intestino também devem buscar as recomendações de um médico ou nutricionista antes de tomar o cloreto de magnésio.

 

Onde Encontrar?

 

cloreto de magnésio pa dimalato

Cloreto de Magnésio P.A. – 60 Cápsulas

Dependendo da indicação do seu médico ou nutricionista, ele pode ser ingerido em pó ou em cápsulas. O indicado é o Cloreto de Magnésio P.A. (Cloreto de Magnésio Para Análise ) pois sua composição é mais pura, evitando a mistura de outros minerais e componentes no produto final.

Confira o Cloreto de Magnésio P.A.  da Essencial Mais:

  • NÃO DERRETE*

  • Todos os benefícios dentro de uma cápsula

  • 60 cápsulas

  • P.A. – Para Análise

  • Não Contém Glúten

*O nosso Cloreto de Magnésio P.A. tem Garantia de Qualidade e se você conservar ao abrigo da luz, do calor e da umidade não irá derreter (o que pode acontecer com outras marcas).

Estudos:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15689218
http://www.health-science-spirit.com/magnesiumchloride.html
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25937055
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24830937
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26663706
http://umm.edu/health/medical/altmed/supplement/magnesium
https://ods.od.nih.gov/factsheets/Magnesium-HealthProfessional/
http://lpi.oregonstate.edu/mic/minerals/magnesium

 

 

 

 

 

Summary
Tudo sobre o Cloreto de Magnésio
Article Name
Tudo sobre o Cloreto de Magnésio
Description
O Cloreto de Magnésio P.A. é um composto químico inorgânico, de fórmula MgCl2, constituído por um íon magnésio e dois íons cloreto. O Magnésio está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas, e estima-se que a grande maioria dos seres humanos apresenta carência dele no organismo.
Author
Publisher Name
Essencial Mais
Publisher Logo