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Na luta contra a balança vale tudo para emagrecer, desde que não prejudique nossa saúde. Nos empenhamos em nos reeducarmos e criar novos hábitos, em busca de uma mudança real e saudável. São horas de atividades físicas, mudanças na alimentação, visitas ao nutricionista, consumo de suplementos e outras estratégias, como anotar tudo o que comemos.

Muitas vezes achamos que em casa estamos seguros, livre das tentações dos restaurantes, supermercados, festas e confraternizações. Mas de vez em quando é exatamente em casa que mora o perigo.

É no conforto do nosso lar que baixamos a guarda e deixamos passar alguns hábitos que podem ser bastantes prejudiciais à saúde e ainda comprometer a dieta. Felizmente, são hábitos completamente possíveis de mudar.

Fizemos uma lista com 12 hábitos noturnos que sabotam sua dieta para você descobrir o que está te impedindo de perder aqueles quilinhos extras.

1. Pular o jantar

Pular qualquer refeição é sempre um erro, porque você desacelera o metabolismo e acaba tendo muito mais fome na refeição seguinte, já que o corpo tenta compensar a privação de nutrientes e energia. Pular o jantar é pior ainda, pois seu corpo já passa muito tempo em jejum durante a noite. Além disso, você provavelmente vai acordar cansado e sem energia, o que ainda pode prejudicar todo o seu dia, inclusive a prática de atividades físicas.

2. Ingerir carboidratos

Os carboidratos fornecem energia para o corpo, mas a noite nós não somos muito ativos e acabamos não utilizando essa energia. Assim, ela é estocada pelo corpo em forma de gordura e acaba atrapalhando a sua perda de peso. Isso não significa que você nunca mais vai poder comer carboidrato a noite, vale fazer uma exceção uma vez por semana, em um jantar com amigos, por exemplo. Mas sempre opte pelos carboidratos de baixo índice glicêmico, como massas e bolos integrais, pois os refinados te dão fome mais rápido.

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3. Usar o computador ou o celular

Assistir vídeos ou checar as redes sociais antes de dormir é divertido, mas pode ser prejudicial. A luz e as ondas emitidas por esses aparelhos acabam alterando o sono, que é fundamental para o emagrecimento e para a saúde. O ideal é desligar o computador e colocar o celular de lado pelo menos uma hora antes de dormir.

4. Descuidar das sobremesas

Os doces em geral são perigosos para quem quer emagrecer. Cheios de gordura, açúcar e farinha branca (um carboidrato ruim), eles são uma tentação que deve ser evitada, principalmente a noite, quando você não vai queimar as calorias do doce. Se você não fica sem um docinho depois da refeição, substitua a sobremesa calórica por uma fruta, que fornece vitaminas, é natural e não prejudica sua saúde.

5. Deitar logo depois de comer

Esse hábito dificulta a digestão, causando mal-estar e fazendo você dormir mal, além de levar seu corpo a acumular gordura. Tente jantar pelo menos duas horas antes de dormir, assim você evita esse problema.

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6. Dormir pouco

Nem todo mundo sabe, mas o sono é essencial para emagrecer e manter a saúde em dia. Dormir pouco afeta seu metabolismo, deixando-o mais lento, e ainda mexe com os hormônios, favorecendo o ganho de peso. A falta de sono também dá mais fome e te deixa mais cansado e indisposto, afetando seu ânimo e motivação no dia a dia, te fazendo se exercitar menos. Portanto, tente dormir de 7 a 8 horas todas as noites.

7. Incluir fritura no jantar

Aqui você também enche o seu corpo de calorias que não serão queimadas. A gordura da fritura não traz nada de bom para o corpo, você apenas ganha peso e prejudica a saúde do seu coração. Além disso, frituras são alimentos pesados que afetam a qualidade do seu sono, resultando em mais ganho de peso.

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8. Tomar bebidas com cafeína ou álcool

Na hora de fazer dieta ficamos tão preocupados com o que vai no prato que nos esquecemos do copo. Geralmente essas bebidas são bastante calóricas e ainda atrapalham o sono. Dê preferência para sucos e chás calmantes a noite, ou então beba água, que sempre faz bem para o seu corpo.

9. Beliscar

É fácil exagerar quando estamos beliscando, principalmente a noite, enquanto conversamos, assistimos um filme ou checamos o celular. Beliscar é extremamente prejudicial para a sua dieta, porque você não percebe as calorias que está ingerindo e acaba saindo do planejado. Além disso, jantar duas horas antes de dormir não vai valer muita coisa se você passar o resto da noite beliscando.

10. Colocar pimenta na comida

A pimenta é um termogênico, é verdade, mas em excesso também pode fazer mal ao estômago. No jantar, última refeição antes de passamos horas sem consumir nenhum outro alimento, o exagero desse tempero e de outras especiarias pode resultar em má digestão e acabar afetando seu sono, além de causar mal-estar físico.

11. Dormir muito tarde

Nosso corpo tem um ciclo natural. Durante a noite, ele repousa e se recupera, enquanto secreta determinados hormônios relacionados ao controle de peso, do humor, entre outros. Dormir tarde afeta esse ciclo, o metabolismo e a produção de hormônios, aumentando a propensão a engordar e afetando nosso humor, que também tem forte papel nos nossos hábitos alimentares. Isso sem falar que quanto mais tarde deitamos, maiores são as chances da fome bater e não resistirmos aos lanchinhos da madrugada.

12. Comer demais

Todo mundo sabe que comer muito faz você engordar, mas o menor gasto de energia nessa parte do dia piora a situação. Outro erro comum de quem janta exageradamente é consumir alimentos pesados, que tornam a digestão lenta. Para ajudar, o desconforto vai prejudicar seu sono também. Uma estratégia para comer menos é deixar de jantar assistindo TV ou mexendo no celular e colocar toda a sua atenção na refeição.

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E aí, conseguiu identificar algo que você faz? Será que você tem muitos desses hábitos? Agora que você já descobriu, mãos à obra, é hora de deixar os hábitos ruins para trás e alavancar sua dieta!
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12 hábitos noturnos que sabotam a sua dieta
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12 hábitos noturnos que sabotam a sua dieta
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Sabe aquela sobremesa depois do jantar? Esse e outros 11 hábitos noturnos podem estar te fazendo perder a luta contra a balança. Descubra agora se esse é o seu caso!
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